Falando sobre o Tuning
Pessoal gostaria de falar hoje um pouco sobre o Tuning, o que significa, onde é aplicado, o que pode ser alterado e o que não pode, quem usa, enfim. Sei que para a maioria das pessoas que acessam o Unomaniac já são longos conhecidos do Tuning e suas derivações mais como o nosso Blog é sobre carros equipados ( Uno equipados de preferência) achei de boa pratica tocar nesse assunto. Por isso pesquisei algumas informações sobre o assunto e disponibilizar para vocês.
O Tuning é a mais nova mania dos brasileiros apaixonados por carros. Consiste na transformação estética e mecânica de carros originais em veículos únicos. Um mercado bastante promissor, que movimenta mais de US$ 3 bilhões por ano, só nos Estados Unidos. Por aqui, ficou famoso depois do filme Velozes e Furiosos, mas pode ser prejudicado pela lei do Código de Trânsito que proíbe algumas modificações na performance e no visual do automóvel.
A lei não permite algumas alterações estéticas, mecânicas e proíbe qualquer coisa que tire a atenção do motorista. Nesse cenário, as pinturas artísticas, as telas de DVD e alguns componentes de alta performance ficam de fora. Atualmente, essas modificações são as mais procuradas.
Tuning (expressão inglesa traduzida como afinação ou optimização) ou car tuning (afinação de carros) é simultaneamente um desporto e um passatempo que consiste em alterar as características de fato de um automóvel a um nível de personalização extrema. No contexto costuma-se imprimir no automóvel um pouco da personalidade do seu dono.
Está sendo muito usado para agregar valor desportivo aos carros, tornando-se assim, a arte de dar ao carro mais performance, mais segurança, mais beleza, tornando-o diferente e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape, áudio. Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, sistemas de NO² (óxido nitroso), etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de série" em algo exclusivo e único.
Mas o tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro, sendo estas as características principais a conseguir. Normalmente estas alterações inspiram-se na competição, tendo os campeonatos de Super Turismo Europeu, contribuindo significativamente para a disseminação do Tuning a nível mundial. Lançado em 2001, o filme "Velozes e Furiosos", desencadeou essa tendência pelo mundo inteiro.
Tuning no Brasil
O desenvolvimento da categoria no Brasil teve maior reconhecimento após o lançamento e consagração pública do filme "Velozes e Furiosos". Até então, a personalização dos veículos era limitada, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado, quanto pela própria cultura. Antes da estréia de "Velozes e Furiosos" em 2001, o grande foco eram as competições de som automotivo, sendo a principal tendência automotiva para aqueles que se interessavam por veículos personalizados. Gradualmente, esses admiradores passaram a dispensar uma atenção maior à estética do veículo: rodas, saias aerodinâmicas e outros acessórios, entravam na composição da nota dos concorrentes em alguns campeonatos de som, enquanto cada vez mais na arrancada os competidores e patrocinadores preocupavam-se, de forma ainda discreta, com a estética de suas máquinas.
O marco da história do tuning no Brasil, que também é o marco mundial da consagração do tuning como vertente cultural e atividade econômica, é realmente o filme "Velozes e Furiosos". Após o filme, revistas especializadas em som automotivo e arrancada passaram a dar destaque não só aos veículos "trio elétrico" ou "preparados", e sim àqueles que tinham características da nova tendência que começava a se consolidar, completando o conjunto. Gradativamente, essa tendência foi adquirindo espaço, inicialmente de forma isolada por aficionados por automóveis, que transformavam seus veículos em casa, oficinas e lojas de som, com os acessórios disponíveis no mercado, adesivos, e até mesmo peças artesanais. No filme, o principal alvo de transformações são os automóveis esportivos japoneses, como Mazda RX-7, Mitsubishi Eclipse, Honda Civic e Toyota Supra. Os carros possuíam, além da preparação mecânica, adesivos laterais, asas (aerofólios), néon como iluminação noturna, e visual racing (preparação para corridas). E foi exatamente o visual que mais se destacou nos primeiros automóveis que apareceram no Brasil.
DUB
O estilo DUB e suas enormes rodas usado pelos americanos, para o japonês, existem o Vip Style, que são carros de grande porte, luxuosos, não necessariamente muito potentes ou novos, e com suspensão muito baixa, ou o JDM (Japan Domestic Market), que tem os carros mais parecidos com os do filme velozes e furiosos, e voltados em grande parte para o drifting. Os europeus têm diversos estilos, diferentes de país para país. Alguns países têm projetos semelhantes aos brasileiros, como Espanha e Portugal, Já os adeptos do tuning nos EUA, vêm ditando as regras, graças à qualidade tecnológica, aos grandes investimentos. Mas o principal fator, atualmente, é a ascensão do Hip Hop na música, que espalha para todo o mundo as imagens do estilo DUB.
Vip Style
Com o tuning adquirindo espaço nas ruas e na mídia, o mercado passou a oferecer maiores opções desde o setor de auto-peças e acessórios after-market, até o setor de serviços. Já existem lojas e sites especializados no assunto (e são inúmeros), grandes lojas possuem departamentos voltados para esse público alvo, e os fabricantes têm a preocupação do feedback dos clientes. Pode-se dizer que o tuning é uma atividade mais dinâmica que a preparação de motores, pois as novidades aparecem em ritmo frenético, constante, com novos materiais, idéias, e equipamentos a cada dia.
Fonte: wikipedia.org / www.clickinformacao.com/carros/tuning.html / www.online.unisanta.br
Lembrando ao pessoal que responsabilidade acima de tudo, temos sempre de ter em mente que a segurança esta acima de todos os conceitos e disputas existem normas de segurança e nem toda alteração pode ser feita, e que se você quer ter mais potencia no seu carro beleza, ou um som de alta qualidade e potencia existe lugar certo para testar, não na rua, existem campionatos de arrancada ou de som , eventos em locais adequados e autorizados para vermos se nossos carros são bons. Lembre-se também que na rua existem outras pessoas e a segurança delas também é muito importante, e que o respeito a elas também não pode ser esquecido. Som nas alturas em ambientes próximos a hospitais ou em qualquer lugar que possa encomodar não fica legal e pode trazer muitos problemas.
beleza de blog cara ficou muito bom mesmo,
ResponderExcluirparabéns!!!