Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Conceitos

Fiat testa modelo ecológico do Novo Uno

Protótipo será equipado com teto solar e materiais recicláveis





Em meio às discussões arrastadas do governo brasileiro sobre incentivos fiscais aos carros verdes, a Fiat avança no desenvolvimento de tecnologias mais limpas para sua produção automotiva. A montadora desenvolve uma versão ecológica do seu Novo Uno, lançado mês passado. Chamado de Uno Ecology, o carro-conceito tem como foco a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental.


O modelo é equipado com motor 1.0 movido apenas por etanol (E100). Ele conta com tecnologia start/stop, que desliga o motor do veículo durante as paradas, e religa automaticamente quando o pedal da embreagem for acionado - mecanismo capaz de gerar uma economia de combustível de até 5%.  

Ainda por sistema eletrônico, o carro é capaz de avisar ao motorista se há pneus mal calibrados, fator que também amplia o consumo de combustível. O veículo tem painel solar com células fotovoltaicas, que auxilia na carga da bateria, reduzindo a necessidade de geração de energia pelo motor.



 No interior do carro (foto abaixo), a montadora empregou materiais biodegradáveis e recicláveis para o acabamento das portas e do painel. Os bancos são de fibra de coco e látex, que diminui o uso de poliuretano (substância derivada do petróleo) no veículo. 


Além disso, os assentos e tapetes são revestidos por tecidos feitos a partir da reciclagem de plástico PET. Segundo a fabricante, cerca de 30 garrafas são utilizadas por veículo. Ao todo, foram aplicados no protótipo 16,5 quilos de materiais renováveis.





O carro-conceito já foi exibido ao público, no mês passado, durante o Challange Bibendum, no Rio, e deve ser exposto novamente no Salão do Automóvel, em São Paulo, entre os meses de outubro e novembro. A montadora ainda não tem previsão para o lançamento do Uno Ecology. 

Desenvolvido com base da versão Way e equipado com o motor 1.0 EVO, o Uno Ecology é equipado com o sistema Start&Stop, o qual desliga o motor quando o carro pára e o liga novamente quando o motorista pisa na embreagem. O resultado é a economia de combustível e um menor índice de emissão de poluentes.

Outra grande novidade do Uno Ecology está no teto solar. O item é formado com célula fotovoltaica, componente que transforma a energia solar, mantém e recarrega uma bateria utilizada em alguns sistemas elétricos.
No parte visual, a única diferença em relação à versão Way são os emblemas “Ecology” alusivos à versão. A marca informa que a área de engenharia precisou de mais de 14 meses para concluir esta versão conceitual.
A apresentação do Uno Ecology ao público acontece no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro.





Por: Redação – Fotos: Divulgação Fiat.

Fonte:Informações obtidas de sites na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário