O Fiat 147 tinha como grande diferencial um motor pequeno de motorização pequena 1.050, e seu pneu estepe era acomodado junto ao motor, o que lhe dava um ganho de espaço dentro do carro. Recebendo uma um motor 1.300 na versão Rally.
Esse modelo da Fiat era tão económico que foram feitos alguns testes na época, um deles o carro percorreu na ponte Presidente Costa e Silva, que liga o Rio de Janeiro a Níteroi, o carro precisou de menos de um litro de gasolina para cobrir 14 Km de extensão. Outro teste mostrou a resistência desse carrinho, Outro teste pouco convencional, a fabrica fez o 147 descer os 365 degraus da escadaria da Igreja da Penha no Rio de Janeiro. As suspensões trabalharam muito bem. E os testes se tornaram comerciais de TV.
O 147 fabricado em Betim-MG, sofreu rejeição no início por causa de seu tamanho reduzido que era na época 40cm menor que o apertado Fusca, ele tinha a impressão de frágil, mais sua economia e outras qualidades foram conquistando aos poucos os brasileiros.
Com o sucesso desse carrinho a fabrica foi ampliando a família com os novos modelos.
Pioneiro entre as picapes derivados de automóveis, o 147Pick-up trazia a tampa traseira com abertura vertical e a mesma mecânica do carro incluindo o motor 1.050. Para cargas leves era ágil e económico.
Em seguida foi lançado no mercado brasileiro outros modelos desses carros como:
Fiat Oggi
Fiat Panorama
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